domingo, 24 de outubro de 2010

E como lavar as verduras?

Todos sabem os diversos benefícios que as verduras podem trazer a saúde humana. Fonte de fibras, vitaminas, minerais, compostos funcionais. Mas existe um cuidado crucial no consumo de verduras cruas. Elas podem veicular diversos microorganismos como a Shigella, Salmonella, Cólera, Giardia lamblia entre outros. Portanto as verduras não devem só ser lavadas (passar água) e sim higienizadas (eliminar os microorganismos). Mas como isso deve ser feito?  
Primeiramente as verduras devem ser lavadas folha a folha em água corrente. Utilizar as mãos (limpas também por favor!!) e esfregar as folhas. Após esse processo deixar de molho em uma solução higienizante. Agora temos o pulo do gato, é nesse momento que vamos eliminar boa parte dos microogranismos. Para correta higienização podemos utilizar Hipoclorito de sódio 200mg/ por litro de água (hipoclorito costuma vender em qualquer supermercado e ficar próximo a seção de verduras - geralmente pequenos recipientes plásticos de cor marrom ou branca). Outra opção é utilizar o vinagre a 2% (10ml de vinagre para 1 litro de água) que em um estudo indicou que entre 10 a 30 minutos tem a propriedade de eliminar de 94,4 a 99,8% de todos os microorganismos. Então seja solução clorada ou vinagre, o importante é deixar tempo suficiente, pelo menos 15 minutos. Então sim podemos comer nossa verdura. Se for cortá-las após a higienização, cuidado, se cortar na tábua na qual colocou a verdura crua em momento anterior... lascou... existe uma grande chance de recontaminar a verdura, chamamos isso de contaminação cruzada, mas isso é assunto para outro momento... obrigado pela visita!

5 comentários:

  1. Vi em uma reportagem na globo ou record que o vinagre não conseguia matar todos os bichinhos ruins e que a melhor maneira seria lavar nossas plantinhas com agua sanitaria e depois enxaguá-las em água corrente. Esta outra alternativa também é válida, Didi?

    ResponderExcluir
  2. solução clorada pode ser feita com agua sanitária também, porém tem que tomar cuidado pois nem todas as água sanitárias podem ser utilizadas em alimento (o rótulo diz se pode ou não) e atentar a diluição, pois água sanitária é muito forte, vai murchar toda a folha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse tópico me lembrou uma aula prática que fiz na facul, na qual pesquisamos parasitas em verduras. E digo, que seja qual for o método é altamente necessário usá-lo porque eu lembro que eu achei um parasita rsrs.

    Bjo e qjo

    ResponderExcluir
  4. Quero mais postagens!!! Bora criar uma coluna entre os dois blogs!!!!

    ResponderExcluir