sexta-feira, 15 de outubro de 2010

E esse tal de rotavírus?

Ola a todos.
Com o feriadão acabei não passando por aqui, porém, isso suscitou a idéia para um novo tema. Muitos amigos, acho que uns 4, mais 3 alunas minhas citaram que tiveram problemas gastrointestinais como diarréia, no feriado. Há grande probabilidade de o causador desses transtornos seja nosso amigo rotavírus!
Os sintomas são clássicos (e extremamente incômodos): diarréia, vômitos, cólicas abdominais, sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta por exemplo) seguidos ou não de febre. Parece até uma gripe não é?
E por que estou falando de rotavírus num blog sobre alimentação? Porque as principais formas de contaminação são manipualdores de alimentos com essa doença que não lavaram as mãos corretamente e contaminaram algum alimento. Muitas vezes o vírus está em fase de incubação, logo o manipulador não apresentou sintomas algum e por isso tem a idéia que está saudável e não precisa lavar as mãos (sim, isso existe). Outro fator importante de contaminação por rotavírus é a água. Muito cuidado com a água, ela pode ser veiculadoras de diversos virus, bactérias e parasitas.
Bom, estou com o rotavírus, e agora o que faço?? Felizmente nosso sistema imunológico costuma dar conta do recado e acabar com esse vírus, mas precisa de em torno 7 dias. O que comer enquanto isso? Vai muito da sensibilidade ao alimento, algo essencial é se manter hidratado pois a diarréia e vômitos fazem você perder água. A forma mais eficiente (eficaz e barata) de hidratação é soro caseiro, podendo ser feito em casa. Em uma garrafa de um litro coloque um colher de café (aquela pequena) de sal e uma colher de sopa de açucar. Para comer evite alimentos gordurosos pois eles favorecem a movimentação intestinal, nos primeiros dias vai ser difícil comer qualquer coisa, mas lembre-se que você precisa de energia, alimentos cítricos costumam ser mais fáceis de comer nessa etapa.
Último conselho, cuidado onde comem. Tem um conselho que minha mãe sempre me falava e hoje mesmo estudando isso eu sigo: "Se tá desconfiado, não come!" até porque qualquer coisinha que sentirmos, o culpado vai ser o alimento não é? Bom final de semana a todos!

2 comentários:

  1. Ô cambada de bichos que se acham esses vírus viu...esses caras nem células são e fazem um mega estrago as vezes rsrs
    Ótemo post! Curti a foto do nosso "amigo" tb!

    Dicas simples e valiosas!

    Um beijo e um queijo!

    ResponderExcluir