segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lavar ou não a latinha de refrigerante?

Recebemos diariamente e-mails sobre o que devemos ou não fazer de nossas vidas. Em quem votar, que sites abrir, o que comer etc. Porém, em grande parte das vezes, essas informações possuem pouco ou nenhum rigor científico, e serve para confundir as pessoas.
Uma destas informações foi sobre a morte por leptospirose após beber refrigerante diretamente na latinha. O mais interessante destes e-mails é o apelo emocional "Passem a todos, minha irmã morreu disso e não quero que outras famílias passem o que estou passando".
Felizmente, esse tipo de informação serve para alguma coisa, para que cientistas e instituições utilizem de hipótese para comprovar sua veracidade por meio de pesquisas, e foi isso que fizeram. Foram realizadas diversas análises e adivinhem o que foi verificado?? Que o risco de contaminação por latinhas é improvável, e tem mais, até hoje nenhum caso desse tipo foi registrado no Sistema de Vigilância Epidemiológica no Estado de São Paulo.
Por que é improvável? A latinha de alumínio é uma superfície lisa, geralmente seca e sem nutrientes, fatores que não favorecem o desenvolvimento microbiano.
E o pior, devido a isso, nossos representantes políticos queriam determinar que todas as latas possuíssem um selo protetor, lembram disso? O que acontece é que com o selo protetor pode haver retenção de umidade e sujidades, podendo assim haver crescimento microbiológico pois estamos dando água e comida para estas pequenas criaturas.
O ITAL, Instituto de Tecnologia dos Alimentos realizou analises microbiológicas e TODAS as amostras apresentaram ausência de coliformes fecais e Leptospira sp.
O que quero dizer com tudo isso? Que devemos ter cuidado sim com o que consumimos, mas ter cuidado também com o que ouvimos e lemos. Devemos ficar atentos as informações veiculadas por e-mail.
Diogo, a partir de agora não preciso mais lavar a latinha? Fica a seu critério, apesar que se de fato existissem esses microorganismos como coliformes fecais e Leptospira sp. passar um papelzinho não iria resolver muita coisa.

Abraços e obrigado pela visita

Referência: Silva Jr, Manual de Controle Higiênico-sanitário em Serviços de alimentação, 2007.

2 comentários:

  1. Adorei!
    Aqui em casa eu opto por lavar com esponjinha e detergente pelo fato delas serem armazenadas em lugares considerados "não tão limpos assim" e ficam realmente com poeira e sabe-se lá mais o que...rsrs...acho que já é o suficiente para poder consumir o conteúdo com uma certa tranquilidade.

    Obs.: Que tal vc ajudar a arrumar o meu layout hein...preciso de um mais original =P

    ResponderExcluir
  2. olhaaaa agora vou poder continuar c a minhaa graduação em nutrição por osmose...hauahuhau

    Adoro saber dessas coisas, pq sabe como é... por culpa d vcs virei uma mini nutri p assuntos aleatórios :P

    ResponderExcluir